>TELEVISÃO 3D A FARSA DA INDÚSTRIA

>Amigos Leitores, muitos aqui já devem ter visto AVATAR de James Cameron em 3D não é? Então, após assistir ao filme, na verdade dias depois, li notícias de que a ESPN iria transmitir a Copa do Mundo de 2010 na África, completamente em 3D. Comentando com nosso Colaborador Wilson Prodóscimo sobre isso e indagando o mesmo sobre necessidade de uma TV especial para tal fim, o mesmo me respondeu que acreditava na não necessidade de uma TV Plasma ou LCD especial para isso, que, segundo ele, aquilo que mandaria no 3D ou não seriam os Óculos Especiais para as imagens em terceira dimensão. Bem, não é que descubro que mais uma vez nosso amigo estava certo! Lendo o Blog da Revista Super Interessante, acho uma matéria, explicando tim tim por tim tim, a jogada da indústria para forçar você a comprar e ou trocar sua TV por uma TV nova e “100% compátivel com imagens 3D. Clique em Leia Mais… e confira a reprodução na integra do Post. ABRAÇOS!


A farsa das televisões 3D

01 Fev 2010 11:00

Vi Avatar e fiquei vidrado. Não vejo a hora de assistir a mais filmes, e principalmente jogar games, em 3D. Mas para fazer isso, vou ter de trocar minha tv (que não tem nem um ano de uso) por uma nova, que seja compatível com a tecnologia 3D. E isso é um absurdo. Porque a tela de uma tv 3D é IDÊNTICA, em todos os aspectos, às telas atuais. A sua televisão, seja de plasma, LCD ou LED, já é compatível com a tecnologia 3D. Em tese, você não precisaria trocá-la por uma nova. Só terá de fazer isso devido a um complô da indústria de eletrônicos – que está enganando os consumidores e a imprensa especializada. É sério, gente.
COMO O 3D FUNCIONA
Para criar o efeito 3D, a televisão só precisa fazer uma coisa – exibir imagens diferentes para o seu olho esquerdo e para o seu olho direito. E ela faz isso da maneira mais simples possível: mostrando as imagens alternadamente. O tocador de Blu-ray 3D (ou videogame 3D) já manda essas imagens para a tv na sequência correta. Primeiro o ‘frame’ destinado ao seu olho esquerdo, depois o direito, depois o esquerdo de novo, e por aí vai – num processo que se repete a cada 1/60 de segundo. A tv só roda as imagens em sequência. E qualquer televisão que tenha 60 Hz de velocidade, o que inclui todos os modelos fabricados nos últimos três anos, é plenamente capaz de fazer isso.

A jogada está nos shutter glasses, aqueles óculos que serão vendidos junto com as televisões 3D. Eles fazem a segunda metade do trabalho. Têm lentes de cristal líquido que ‘abrem’ e ‘fecham’ alternadamente a cada 1/60 de segundo, em sincronia com o vídeo. Quando o frame esquerdo está na tela da tv, o óculos ‘abre’ o seu olho esquerdo (e fecha o direito). Quando é a vez do frame direito, ele abre o seu olho direito (e fecha o esquerdo). Dessa maneira, cada olho só enxerga as imagens destinadas a ele. O seu cérebro junta tudo isso e pronto: tem-se o efeito 3D.
Para que a coisa funcione direitinho, os óculos precisam ser sincronizados com o vídeo. E aí é que está o problema.

A ESPERTEZA DOS FABRICANTES
A cada 1/60 de segundo, você precisa mandar um sinal para os óculos 3D, avisando qual das lentes deverá ser aberta: a esquerda ou a direita. Os óculos têm embutido um receptor sem fio, justamente para isso. Agora vem a questão: quem vai mandar esse sinal de sincronia? Pode ser o tocador de Blu-ray 3D, ou o videogame 3D (Aliás, lembra do Master System, aquele console dos anos 80? Ele tinha jogos e óculos 3D – que eram compatíveis com qualquer televisor).
Mas sabe o que os fabricantes decidiram? Colocar o chip de sincronia dentro da tv! Você poderia comprar um player 3D, que viesse com o chip e os óculos especiais, e conectá-lo na sua tv atual. Pronto, 3D. Só que a indústria de eletrônicos se nega a vender esse produto. O “pacote” 3D, com os óculos e o chip de sincronia, custa menos de US$ 50 – o chip em si, menos de US$ 1. Seria perfeitamente possível, e bem barato, incluir isso nos novos tocadores de Blu-ray 3D (e os donos de PlayStation 3, que já está preparado, só precisariam comprar os óculos em si). Mas não. Nada disso.
As empresas preferem que você desperdice US$ 2000 comprando uma televisão nova. Elas sabem o que fazem.

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