>FERRAMENTAS DE PROTEÇÃO GRÁTIS PARA O PC – PARTE 01 & 02

>
Opa, Olá Amigos Leitores! Estamos de Volta!
Antes de mais nada, desculpem o repentino sumiço, sempre pensei em ter um Blog e hoje que o tenho, percebo a dificuldade que é concilia-lo ao meu dia a dia, para poder Postar e claro, não abrir mão de minhas “obrigações” diárias.
Mas, importante mesmo é poder estar aqui postando novamente, por isso, vamos começar esse Post de Retorno com a reprodução da ótima série que venho acompanhando no Site do Velho, sobre, ferramentas 100% grátis para a proteção do seu PC. Espero que gostem assim como eu, e que, aproveitem a dica.
Abraço a Todos! Não se esqueçam, clicar em Leia Mais…
exibe o conteúdo completo do Post.

Ferramenta de Proteção Grátis Parte 1

CCleaner

Link para o Download Clique Aqui

Depois que o programa estiver no seu computador, é hora de começar a brincadeira. A primeira coisa que iremos fazer, é instalar o Ccleaner. Apesar de leve e pequeno este programa é capaz de realizar algumas pequenas maravilhas. O principal objetivo dele é fazer uma limpeza do cache da máquina.

Depois que instalar o programa e executar, é só seguir o procedimento conforme a imagen abaixo.

ccleaner2.jpg

– A: Versão do Ccleaner que você está utilizando
– B: Configuração do seu computador
– C: Marcação dos boxes identificando os arquivos que ele irá fazer a varredura. Você pode marcá-los da seguinte forma:

* Na área Internet Explorer marque todos
* Na área Windows Explorer marque todos
* Na área Sistema marque todos
* na área Avançado marque Dados do Prefetch Antigos, Cache da ordem dos Menus, Janelas (Tamanho e Localização), Histórico do Assistente do Usuário e Relatórios do IIS.

– D: Área onde irá aparecer os resultados das análises feitas
– E: Quando abrir o programa, marque os boxes conforme o item C, em seguida clique no botão “Analizar”.
– F: Depois que a análise estiver concluída, é só clicar no botão para executar a limpeza.
– G: É importante sempre verificar se não há atualizações para o programa. Isso garante um melhor rendimento e melhorias para o sistema.

Caso você nunca tenha realizado uma limpeza destas no seu PC, asseguradamente o processo de análise e limpeza podem demorar um pouco. Caso o sistema tenha muito “lixo” armazenado, já poderá notar alguma diferença e melhoria de performance.

Caso não utilize seu computador para trabalhos muito pesados, e mais para navegação na internet, sugiro uma verificação desta pelo menos uma vez por semana. Caso realize processos mais complexos, pode ser que tenha que fazê-lo uma vez ao dia. Nunca esquecendo de verificar se não existe uma atualização para o programa.

Por enquanto é isso pessoal. Abraço a todos.

Ferramenta de Proteção Grátis Parte 2

SpyBot Search and Destroy

Link para o Download Clique Aqui

Para instalar o programa é fácil. Primeiro escolha o idioma – Nesta versão, eu particularmente gosto de optar pelo Português de Portugal – Clica “Seguinte”, Aceita os termos do contrato e clique em “seguinte”. O instalador irá mostrar a pasta onde o programa será instalado, não é preciso modificar nada, clique em “seguinte”. Na tela de seleção de componentes, selecione os seguintes itens:

– Linguagens adicionais
– Baixar atualizações imediatamente
– Separate secure Shedder application
– Explorer file scan plugin

Clique no botão “seguinte”. Se o programa mostrar mais uma vez a opção de pasta de instalação, clique no botão “seguinte”.

Na seleção de tarefas adicionais, selecione os seguintes itens:

– Usar a proteção do Internet Explorer (caso você seja usuário deste navegador)
– Usar proteção para a configuração do sistema

Clique no botão “seguinte” depois que selecionar os itens, e finalmente em “Instalar”.
A partir deste ponto é só esperar que o programa atualize os seus pacotes via conexão internet e se instale.
Ao final da instalação, o sistema deverá então ser reiniciado.

Continue no “Leia mais…”

Depois que o sistema reiniciar, abra o programa do spybot em “Iniciar / Programas / Spybot search and destroy“. Quando você abrir o programa, aparecerá uma mensagem alertando sobre os cuidados em se usar o programa e a licença. Clique no botão OK.

Ao abrir o programa pela primeira vez, aparecerá no canto superior esquerdo um pequeno popup com um passo a passo de inicialização do programa, para facilitar, não iremos usar este passo a passo, clique em todos os botões de próximo (next) que aparecer nesta tela, até aparecer o botão de “Começar a utilizar o programa”.

A primeira coisa que iremos fazer será ajustar o idioma que iremos utilizar. Para isto, basta ir até a barra de menus no topo na opção “idiomas” e escolher a opção “Brasil”. (A bandeira do Brasil estará ao lado indicando)

O próximo passo, será verificar o modo como estamos utilizando o programa. Na barra de menus, ao lado da opção “idioma”, temos a opção “modo”,com dois tipos: O padrão (que é o mais recomendado e utilizado) e o avançado (recomendado para usuários mais avançados e que já trabalham com antispywares a mais tempo. Na opção padrão iremos visualizar do lado esquerdo um pequeno menu com 5 botões de navegação e do lado direito 3 botões grandes com as opções que serão realmente utilizadas no caso de uma busca por algum problema no seu computador.

Antes de utilizar o programa é importante fazer uma busca por alguma atualização para garantir que o banco de informações do programa esteja buscando as informações corretas e faça uma varredura completa no seu computador. Clique no botão Procurar por atualizações” no menu do lado esquerdo, ou no terceiro botão grande na parte central “Search for updates”. Espere que o programa busque por todas as atualizações, ele mostrará uma lista depois com os pacotes de atualizações disponíveis (se houver) com algumas opções pré-selecionadas. Clique no botão para instalar as atualizações e espere que o programa faça o resto. Em alguns casos podem haver atualizações de versão de programas ou pacotes de segurança que pedem para que o coputador seja reiniciado, faça conforme o solicitado e continue com o processo de varredura normalmente.

Após o acerto de idioma, do modo de utilização e das possíveis atualizações devidamente instaladas, devemos agora mandar o spybot fazer a varredura no computador, para isso, clique no primeiro botão grande que aparece na área central – “Examinar” – automaticamente o spybot iniciará a busca.
Lembre-se: este processo é demorado e em alguns casos este tempo pode se tornar maior ainda. Outro ponto importante é que deve-se deixar que o programa realize a varredura de forma completa, não pare ou cancele o processo no meio, impedindo que o programa realize a busca completa, aguarde que toda a varredura seja realizada.

Finalizado o processo de varredura por spywares, o spybot irá mostrar uma lista com todos os possíveis erros e spywares que podem estar infectando o seu micro. O próximo passo agora, é clicar no botão que aparece na parte superior da tela “Corrigir os problemas selecionados“. Espere desta vez que o programa ‘limpe’ o seu computador destes arquivos maliciosos.

Outra coisa importante de ser lembrada neste ponto da utilização do spybot é a verificação de um tipo específico de arquivo que ele trás na listagem de spywares – Os MRUs. Os MRUs não são arquivos maliciosos e muito menos spywares, podem ser excluídos normalmente no processo de eliminação de spywares, porém nas primeiras vezes de utilização do spybot podem aparecer um número muito grande destes MRUs assustando usuários que não estão familiarizados com a utilização de antispywares.
Para uma maior explicação sobre o que são e para que servem os MRUs clique aqui, aqui, ou aqui.
Caso queira uma visualização detalhada de como funcionam os MRUs e o cache do sistema poderá acessar o Wikipedia

Depois que o spybot realizar a limpeza dos arquivos marcados na lista, você deve verificar a resposta que o spybot mostra na tela. Se a infecção do seu computador não era nada tão grave, o spybot mostrará como todos os arquivos removidos. Em alguns casos, o spybot não remove estes arquivos na primeira varredura – aqui a coisa pode se tornar um pouco mais séria – tente reiniciar o computador e refazer todo o processo novamente afim de eliminar estes arquivos.
Se mesmo com a reinicialização normal do sistema o spybot não conseguiu eliminar os arquivos, pode-se tentar a utilização do spybot com a reinicialização do sistema em modo de segurança, para isso, reinicie o computador pressionamento a tecla F8 intermitentemente (em alguns computadores é a tecla F5 e em casos mais raros a tecla F6). O computador irá reiniciar no modo de segurança, com algumas opções desabilitadas (como rede e internet por exemplo).
Refaça todo o processo de varredura e limpeza novamente, esperando que todas as fases sejam realizadas completamente, verifique a listagem dos arquivos removidos e reinicie o computador em modo normal novamente.

Considero o Spybot um programa muito bom para ser utilizado na combate aos spywares, porém, não é o único e como sugestão aconselho a utilização de outros programas em conjunto. Irei falar de outros nos próximos posts que escrever.

Abraço a todos.

O Programador

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s