>Banco Imobiliário ( O Jogo ) e a Crise Financeira Mundial

>
Seria o Criador do Jogo Banco Imobiliário ( Monopoly ), um dos causadores da crise financeira Mundial? Claro que não. Mas que jogando esse jogo, entendemos bem melhor tudo que está acontecendo hoje, isso entendemos. Veja esse Post que eu estava lendo no Blog Veio Tarado, e tire suas próprias conclusões. Lembre-se, basta usar o nosso super Leia Mais…

banco-imobiliario



Eu estava vendo notícias no UOL e vi uma boa explicação para a crise, a comparando com um jogo que com certeza você ou seus filhos já jogaram alguma vez, o “Banco Imobiliário” ou “Monopoly”. Pra quem ainda não entendeu bem de que se trata essa crise que estamos vivendo, leia o texto a seguir e perceba como as coisas veem acontecendo:

Como todo jogo, o Banco Imobiliário ensina muita coisa. Uma das primeiras regras que você aprende é que, se você quer ganhar, tem de gastar o que tem e o que não tem comprando as cartelinhas que vão render aluguéis de casas e hotéis. Mesmo que não tenha nenhum dinheiro. O negócio é empurrar as dívidas com a barriga, até passar no ponto de partida e ganhar 200.

Se não tem como pagar, hipoteque o que tem. Se um colega generoso resolve emprestar a juros ou sem juros, compre também e amplie sua dívida. Depois esse mesmo colega vai ter de pagar você de volta e você vai ser implacável na cobrança!

Os inventores do jogo, certamente, acreditam na democracia liberal e no fim da história como propôs Fukuyama. Portanto, o jogo, como o capitalismo, não tem fim, até que você acabe com o último homem – ou seja, o leve à falência. Precisa ter muita paciência para ganhar o jogo, na verdade. Na verdade, se todos tiverem paciência, o jogo não acaba nunca.

As regras inconsequentes do Banco Imobiliário fazem parte do dia-a-dia do mercado financeiro. Por outro lado, assim como a fábrica do brinquedo, os agentes financeiros não pararam de imprimir dinheiro na forma de apostas malucas chamadas investimentos. Tudo com aval de Bancos Centrais independentes, que funcionam mais ou menos como o banqueiro do Banco Imobiliário – em geral, um dos jogadores acumula a função de banqueiro e de jogador, com resultados mais ou menos conhecidos.

E estamos aí, no fundo do poço, minha gente… E como ensina a professora de strip poker, não existe jogo inocente.

Finalmente, uma pergunta: faz sentido jogar Banco Imobiliário/Monopoly nos dias de hoje?

Sinceramente, o Editor do UOL Tabloide acha mais proveitoso pegar a grana e pagar as dívidas. Aquele papel já deve estar valendo tanto quanto o dólar, e já é tão real quanto o real.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s